quinta-feira, 23 de junho de 2011

NO PRINCÍPIO DEUS CRIOU OS CÉUS, A TERRA E A PAUTA


A pauta está para a reportagem assim como as contas de adição, subtração, divisão e multiplicação estão para a Matemática; é o início de tudo. Ou seja, todos os assuntos que serão abordados pelo repórter na rua devem ser pensados e repensados na calmaria, ou quase isso, de uma redação jornalística.
Dessa forma, a pauta não deve ater-se somente às seis perguntas básicas do jornalismo -“o quê? onde? quando? por que? quem? como?”, o jornalista deve procurar também o uso mais completo da palavra sugestão. "Sugerir, sugerir, sugerir" essa é uma das chaves para se produzir a pauta. Sugerir locais para a passagem do repórter, sugerir sonoras de autoridades no assunto, sugerir sobe som e imagens para ilustrar a matéria, sugerir um povo-fala. O bom pauteiro esgota todas as sugestões existentes em sua mente.
Outra questão que deve ser lembrada é a existência dos três ãos: obtenção, atualização e confirmação de dados à respeito do assunto. Veja bem, agendar entrevistas não é uma tarefa difícil, qualquer secretária pode fazer (não desmerecendo a profissão). Assim, o pauteiro experiente não esquece de anteriormente checar as informações registradas na pauta, e, sabe que o melhor caminho para isso é com a própria autoridade entrevistada na matéria.
Seja no jornalismo televisivo ou jornal impresso, seja em um documentário ou até mesmo em uma reunião de negócios, a pauta norteia os envolvidos e impede que palavras como, por exemplo, cachorro e sofá apareçam em uma matéria sobre os anéis de Saturno. Contudo, isso não significa dizer que novos ângulos e enfoques plurais devam ser extintos, pelo contrário, esses devem ser trabalhados, quando não pelo pauteiro, pelo próprio repórter já que pauta não é sinônimo de camisa de força.
A pauta é o mais importante de todo o processo de uma redação, exerce a função que a roda exerceu e exerce em todas as invenções posteriores. É necessária, pois, para o bom funcionamento de toda a máquina de um jornal; impresso, televisivo ou radiofônico.

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